Escrito por Super User. Publicado em Velo Clube

Um ferreirense de nome Luis António Passanha Pereira,homem de grande fortuna,era na altura dirigente do Sporting Clube de Portugal. Por desentendimento com outros membros da direção e como desagravo,resolve transferir a equipa de futebol sportinguista,para a sua terra natal com o intuito desta competir a nivel nacional. Só não conta com os regulamentos das estruturas federativas do futebol português,que não lhe permite efetivar essa mudança de imediato.

Resolve então a troca da equipa de futebol por uma de ciclismo( Velo Clube "Os Leões de Ferreira do Alentejo),o que consegue rapidamente,a bem de uma maior divulgação da modalidade na região e de cada vez maior motivação pelo ciclismo no Alentejo.

A Volta desse ano com 16 etapas e 1.880 kilómetros, teve inicio na Cova da Piedade e final em Lisboa. Alfredo Trindade e José  Maria Nicolau não chegaram ao fim, e César Luis que tinha vindo do Benfica foi o vencedor com 17.02 minutos de vantagem sobre o 2º classificado,José Marquez pertencente ao Campo de Ourique. César Luis venceu ainda duas etapas inscrevendo o nome do clube alentejano nos vencedores da Volta,percorria á média de 29,481 Km/h em que alinharam 55 corredores dos quais 24 ficaram pelo caminho.

O velhinho e histórico Velo Clube " Os Leões " de Ferreira do Alentejo retomou a atividade após 73 anos de interregno.O Clube ,voltou á vida ativa por intermédio de um grupo de praticantes de cicloturismo e btt,que oficializaram a sua constituição no dia 26 de Dezembro de 2007.

O Clube, agora relançado,tem atrás de si momentos grandiosos de história e de glória e tem como momento mais marcante a vitória individual de César Luis na 6ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta,decorria o ano de 1935. Para além de César Luis representavam o clube de Ferreira do Alentejo nomes importantes da época como António Contente,Alfredo Trindade,Joaquim Sousa entre outros.

É intenção deste clube recuperar o espólio e trazer á memória dos Ferreirenses e dos demais simpatizantes todo o historial relacionado com o " Velo Clube" e no âmbito das atividades criar um novo dinamismo ajustado ás realidades atuais.